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Produto exposto em gôndola: Precisamos falar sobre isso!

Quando temos um produto onde a compra se dá através de um PDV (Ponto de Venda), precisamos ir muito além da comunicação online. Digo isso porque diversas vezes já fui consultada para estratégias online, com foco em aumento de vendas e awareness, por empresas que possuíam produtos expostos em PDVs e afirmo: a estratégia digital sozinha não é suficiente.
Trago aqui em questão, especialmente, os produtos expostos em mercados, como um leite ou um produto de limpeza, por exemplo.

Não adianta termos uma super comunicação se quando chegamos frente às gôndolas o produto simplesmente não aparece. E nas gôndolas, meus amigos, se não existe um posicionamento muito bem formado, o preço é tudo. É diferente de uma loja exclusiva, por exemplo. Nos mercados você está disputando a atenção do seu produto com o seu concorrente grudado e muitas outras informações que bombardeiam o consumidor.

“Pri, mas quero competir com o preço mesmo!”
Claro. Não tem como se iludir e pensar em um mundo de Alice no País das Maravilhas onde o seu consumidor não vai olhar preço. É muito importante também. Mas com o exponencial aumento das matérias-primas, por exemplo, você precisará repassar isso para o seu consumidor. Se não tem um posicionamento de marca e sua estratégia é preço, em uma logística limitada, é um buraco que vai ficando cada vez mais fundo. Não dá. Fica insustentável.

Mas calma, vamos por partes. É um assunto complexo, que exigem diversos pontos delicados de atenção.
Eu começo a falar e me empolgo. Voltemos aos eixos:

Depois de ver repetidos erros, separei 2 erros comuns para você que vende em mercado:

1. O primeiro ponto é o RÓTULO ou EMBALAGEM. As informações essenciais normalmente estão ao lado e não na frente do produto.

Não podemos pensar na publicidade se o seu produto ou apresentação do mesmo não está satisfatório.
Na gôndola, normalmente, os produtos ficam enfileirados um ao lado do outro. Onde está a sua informação? Na frente da embalagem ou ao lado?

Os benefícios são fatores essenciais para a decisão de compra, que chamam a atenção do consumidor, devem estar na frente da embalagem. Ao lado as pessoas não irão ler.
“Pera aí, benefícios? É mesmo importante colocar isso?”
Tenho uma notícia para te dar sobre as tendências do consumo: A decisão de compra é influenciada por produtos que tragam benefícios claros, mesmo quando envolvem desembolso mais elevado.

Portanto, observe: Como está o destaque do seu produto e benefícios ao lado da sua concorrência?

2. O segundo erro é não trabalhar o PDV.
A sua estratégia de venda inclui o ponto de venda? Ainda que tenha uma super comunicação, 34% dos compradores entram nas lojas sem uma lista predefinida do que querem ou precisam, e 84% de todas as compras são decididas na loja.* Ou seja, além da fase online, tem o poderoso chefão, que é onde, de fato, ocorrem as maiorias das decisões de compra.

O Merchandising, ou seja,  técnicas de marketing focadas em apresentar e repassar informações sobre produtos disponíveis em pontos de vendas, são essenciais para destacar e acelerar a conversão.

Portanto, lembre-se:
🔊 Marketing vai muito além de mídias sociais.
✔️ Digo e repito: as estratégias devem ser pensadas como um todo quando o negócio visa conversão e aumento de vendas. São diversas as possibilidades online e offline, além das possibilidades de integrar estes dois mundos e fornecer uma experiência única ao consumidor.

*Fonte: Point of Purchase Advertising Institute (POPAI Brasil)

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